28 de dez. de 2008

Jardineira fiel


Uma das boas surpresas da viagem tem sido encontrar tanta gente jovem toda suja de terra. Eles trabalham em jardins comunitários, plantam parte de comida que consomem, trocam o que produzem por serviços ou por outros produtos, enfim, levam um estilo de vida bastante consciente e sensato com o meio ambiente.

Prashanti, ou Penny Vos, uma New Zealander de 28 anos, é uma líder nata. Trabalha numa Escola Waldorf (Pedagogia criada por Rudolf Steiner), gerencia o jardim comunitário de Waiheke, uma ilhota a 35 minutos de Auckland, tem um pequeno negócio de mudas com seu parceiro Kamalesh e bastante experiência com mudas de árvores nativas. "Para mim, o mais importante nesse cenário de crise e mudança é plantar sua própria comida e preservar sementes".
No jardim comunitário do bairro de Ostend, se planta de tudo: alho, cebola, salsinha, coentro, alface, couve, brócolis, beterraba, cenoura, tomate, ervas medicinais, feijão, batata, banana, maçã, ameixa, limão, laranja. O composto orgânico e as minhocas que vão adubar a terra também são produzidos lá, no maior capricho. A idéia principal do jardim é ser um espaço educativo e social, onde as pessoas aprendem jardinagem e desenvolvem o gosto por plantar sua própria comida. "O trabalho no jardim faz brotar novas amizades e o senso de pertencer a um lugar. É muito bom acompanhar o crescimento das frutas e verduras e fico orgulhosa quando as pessoas se envolvem com o jardim e reconhecem nosso trabalho", diz Prashanti.

Quem ajuda a manter o espaço, leva parte da colheita para casa e pode compartilhar uma delciosa salada depois da labuta com os demais jardineiros à sombra da ameixiera. A maior parte das frutas e vegetais é vendida na pequena feira em Ostend, na base da doação (você paga o que acha justo) e a grana arrecadada, normalmente 50 NZ dolares, vai pra caixinha de manutenção do jardim. Outra parte da produção pode ser trocada por deliciosos produtos da feira- pão, queijos, sessão de acupuntura, frutas, legumes, sanduíches, livros usados, etc.
Lá está Prashanti, vendendo suas mudinhas de veggies a NZ 5,00, administrando a banca do jardim comunitário e fazendo a social em mais uma manhã de sábado na adorável Waiheke. É muito legal ver como as pessoas realmente suportam a comunidade, como fazem questão de comprar o que é produzido localmente, o que é orgânico e saudável e que, mais importante, tem origem conhecida, mesmo que um tantinho mais caro. Mas o que são 2 dólares a mais quando se trata da sua saúde e do planeta?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário